Buscar
  • AccessCode

Qual a importância do Planejamento Estratégico para o Terceiro Setor?

Desafios. Incertezas. Mudanças. Todas elas são palavras que estão cada dia mais normais no vocabulário das empresas nesse momento atípico que estamos vivendo. Saber o futuro é impossível, mas se planejar para alcançar seus objetivos é necessário.



Por isso, o Planejamento Estratégico (PE) é tão importante para empresas privadas e para instituições do Terceiro Setor, pois orienta as ações e possibilita conhecer possíveis ameaças melhorando o direcionamento e otimizando a captação de recursos.


O PE analisa objetivos e metas. Para iniciá-lo existem duas perguntas primordiais que devem ser respondidas. A primeira é: Onde estamos? Analise qual a atual situação da organização para entender seu cenário. Segunda: Para onde queremos ir? Essa pergunta se refere ao futuro da instituição. Onde queremos chegar?


A partir de então, sabendo onde estamos e onde gostaríamos de chegar, temos outras questões para responder: Estamos nos preparando para chegar até lá? Todos da organização sabem qual nosso objetivo?



E para uma visão geral da organização também é importante analisar o ambiente interno (pontos fortes e fracos) e o ambiente externo (oportunidades e ameaças). Esse método de análise é chamado de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e ele deve ser feito por pessoas que conheçam a fundo a instituição para que possam oferecer uma visão ampla das fraquezas e forças da organização.



Após essas análises as instituições do terceiro setor podem se adequar as suas reais necessidades e concentrar suas energias em atividades que realmente impactam seu crescimento. Se planejando até mesmo em uma pandemia 😊



2 visualizações