Buscar
  • AccessCode

Mudando o mundo com o voluntariado Virtual




Quem já pensou em ser voluntário, mas esbarrou com a falta de tempo? Pois é, essa tem sido uma barreira intransponível para muitos aspirantes a voluntário. Muitas vezes a rotina atribulada e cheia de compromissos impossibilita o engajamento em causas que transformam e preenchem as lacunas sociais.


Entretanto, nos últimos anos tem surgido uma nova forma de envolvimento dos cidadãos com ONGs e Instituições Filantrópicas: o voluntariado virtual. Apenas com um computador e acesso à internet o interessado pode doar seu tempo e ajudar as entidades do terceiro setor sem a necessidade de deslocamento ou presença física.


Basicamente o trabalho online tem a mesma função do presencial. O voluntário doa seu tempo e através do seu talento e habilidade contribui com a causa escolhida. Entre as principais atividades online que podem ser desempenhadas pelo voluntário virtual estão: tradução, gestão das mídias sociais, captação de recursos, marketing de conteúdo, aconselhamento virtual, TI, consultorias em áreas como direito, medicina, contabilidade, entre outras.


Com o desenvolvimento e o avanço das redes sociais os cidadãos passam a ter um papel de protagonista na divulgação e mobilização de projetos sociais. Com a internet e o trabalho voluntário online é possível unir diferentes pessoas de diversas classes sociais, etnias e idade em benefício de uma única bandeira.


Essa movimentação tem sido importante, principalmente, para atrair os mais jovens que já se identificam naturalmente com as mídias digitais e que podem contribuir de maneira significativa para a continuidade de ONGs e entidades do terceiro setor.


Os voluntários virtuais, voluntários digitais ou e-volunteering, como são chamados, podem se cadastrar em diversos sites como Voluntário Online (ONU), Quero na Escola, Atados, e Médicos Sem Fronteiras (MSF) e identificar as necessidades e as causas que mais se encaixam com as suas habilidades oferecidas.


Por isso, chega de desculpas! Agora você pode colaborar com uma causa sem sair de casa.





1 visualização